sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Resposta

O caráter prescritivo da linguagem faz relação com a Gramática Tradicional, quando diz que não admite mais de uma forma correta para o uso das palavras, a Gramática Tradicional ordena que essas regras sejam a única forma correta de realização da língua, considerando as outras formas existentes como erradas, sendo assim só aceitando a forma padrão da fala e da escrita.
Entretanto a Lingüística Histórica com sua visão descritiva mostrou que as mudanças lingüísticas quase sempre têm origem na fala popular. Ela mesma dita suas regras de como a língua é realmente falada, e está ligada a uma determinada comunidade lingüística. A Lingüística Histórica defende que a língua sofre muitas mudanças e que várias palavras que eram prescritas pela gramática normativa já deixaram de ser pronunciadas há muito tempo pelos falantes da língua, discordando assim com o caráter da Gramática Tradicional.
Oswaldo de Andrade em seu texto “pronominais” deixa claro a importância da Gramática Prescritiva e Descritiva, ele usa uma frase para cada situação. A frase “Dê-me um cigarro” é da Gramática Prescritiva, a mesma não aceita outra forma que não a dela para o uso correto, e mais a frente a frase “Me dá um cigarro” é da Gramática Descritiva, ela não aponta erros, mas identifica todas as formas de expressão existente, é mais livre, é de acordo com a vontade de cada um descrever e verificar por quem são produzido um objeto.








FACE: Faculdade de Ciências Educacionais

Curso: Letras

Graduada: Leopoldina de Souza Moura Neta Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário