sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Resposta do Blog

Ambas analisam a linguagem do ponto de vista gramatical, não aceita outra forma além da norma culta, pois elas seguem um ordenamento lógico que precisa ser introduzido e memorizado tanto na escrita quanto na fala, assim sujeito usuário desse idioma precisa esta articulando a todo o momento sem fugir das normas impostas pelas mesmas. Pois aquilo que não estiver de acordo com as normas, com as regras gramaticais, é classificado como errado.

Assim a lingüística histórica com sua visão descritiva opõe ao caráter prescritivo da gramática normativa, diante desse analise de desigualdade e exclusão do ponto de vista gramatical sobre a língua escrita e falada, que preservaria o prestigio a norma culta e desprestigiava a norma não culta, sem leva em conta as variações lingüísticas ocorrida em nossa língua, pois a língua escrita não pode servir de modelo para língua falada. Dessa forma a lingüística descritiva mantém seu foco em analisar, interpretar e explicar essas variações ocorridas na linguagem, pois não existe uma língua melhor ou pior, mais rica ou mais pobre e sim uma diversidade lingüística que deve ser valorizada e prestigiada, pois essas variações não padrão do português caracterizam-se por um conjunto de gramática que se deferem do português padrão.
O texto de Oswaldo de Andrade “pronominais” enfatiza as diferenças que existem entre o caráter prescritivo e caráter descritivo da linguagem esses fenômenos lingüísticos foram mencionado no referente poema pelo escritor quando o mesmo cita: “Dê-me um cigarro” o mesmo esta se referido uma regra gramatical. Já no momento que ele cita: “Me dar um cigarro” o mesmo esta se referindo a forma descritiva, pois ele muda o vocabulário considerando o falar de um povo. Assim o referente poema mostra que a linguagem coloquial deve ser valorizada e que agrámatica deve acompanhar essas adaptações.









FACE: Faculdade de Ciências Educacionais
Curso: Letras
Professora: Sandra
Graduada: Jeane São Pedro

Nenhum comentário:

Postar um comentário