quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Resposta da Terceira Semana

A gramática tradicional ao analisar a língua escrita, difundiu falsos conceitos sobre a natureza da linguagem, pois a gramática tradicional não reconhece essa diferença entre a língua escrita e a língua falada.

Dando origem ao caráter prescritivo e ao descritivo, como o próprio nome define, a prescritiva é uma tentativa de estabelecer um ordenamento lógico, tendo como expressão escrita um modelo de correção em um determinado idioma, onde estabelece normas que vão determinar o que é apropriado no uso desse idioma, com essas regras foi que surgiu a noção de certo e errado, aquelas que não se encaixam nas normas e regras gramaticais são consideradas como errado.

A linguística histórica estuda com profundidade as transformações da linguagem tendo como base a fala popular, onde muitas vezes são consideradas erradas em uma época e consagrada como forma correta da época seguinte. Onde a função da descritiva gramatical é descrever e interpretar os aspectos que apresentam lógica podendo concluir que esta descrição é relativa e não absoluta, varia de acordo com a função a que se destina. O texto "Pronominais" de Oswald de Andrade deixa bem claro essa diferença nos versos: "Dê-me um cigarro" nessa expressão está presente o caráter prescritivo, onde a gramática insere suas regras e noormas, o mesmo verso está também no período descritivo quando é empregrado da seguinte forma: "me dá um cigarro", essa linguagem é bastante popular, usada no dia-a-dia de várias pessoas. O fato é que a escrita está correta dentro de suas normas cultas, mais o falante foge do caráter prescritivo passando para o descritivo.

Por:
Gilvânia da Silva Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário