sábado, 23 de outubro de 2010

Resposta da Terceira Questão

Resposta para a Terceira Questão



De acordo com o texto de Margarida Petter percebe-se que a relação entre o caráter prescritivo, a gramática tradicional e a língua. Ambas apresentam grandes semelhanças nos termos usados, referindo-se ao estudo gramatical.
Cabe ressaltar que a gramática prescritiva é uma tentativa de estabelecer coerência em uma determinada língua, e definir normas que vão determinar o certo e o errado, já que a autora aborda que a língua escrita não pode ser modelo para a língua falada.
Partindo desse pressuposto a Lingüística Histórica estuda os processos de mudanças das línguas no tempo. Pois sabe-se que toda língua falada no mundo está em constante processo de mudança(de som,semântica, gramatical ,analogia etc.)
Com relação ao texto de Oswald de Andrade “Pronominais” a proposta é mostrar a norma culta das gramáticas usadas por professores e usuários de Língua Portuguesa “Dê-me um cigarro” como também a forma usada no cotidiano pela maioria dos brasileiros na escrita “Me dá um cigarro”.
O autor defende o modo de falar da população que mesmo sabendo o modo “certo” de falar adota um novo modo. Isso mostra que há diferentes variedades lingüísticas e cada região têm sua própria maneira de falar.




FACE: Faculdade de Ciências Educacionais
Curso: Língua Portuguesa
Professora: Sandra Dias
Graduada: Ana Lúcia Francisca dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário