sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Resposta da terceira questão

A autora discute em seu texto entre outros assuntos a questão da linguagem prescritiva e descritiva estabelecendo as diferenças entre ambas, e também nos esclarece a respeito da ligação entre a linguagem prescritiva e a gramática tradicional onde as duas defendem a idéia de que só existe uma única forma de linguagem, ou seja, não admite a escolha de uma expressão ou outra para uma situação, seja ela formal ou não.
Através do texto podemos observar que a linguística histórica tem uma visão descritiva quando se preocupa em descrever a língua, mas não abre mão do caráter prescritivo da gramática tradicional e temos como exemplo o sânscrito que estava preocupado com a pronúncia correta das palavras, com a finalidade de proteger a forma culta dos falares popular.
Oswald de Andrade é muito sábio quando em seu texto discute a linguagem prescritiva e descritiva trazendo a seguinte citação: - “Dê-me um cigarro diz a gramática do professor e do aluno” , ele quer chamar nossa atenção, que aí está presente as normas padrão e isso diz respeito a linguagem prescritiva. Mas também mostra a forma coloquial desse mesmo termo usado por uma boa parte da população e que transmite uma mesma mensagem, em algumas situações até mesmo por pessoas com um grau de instrução mais elevado. Aí ocorre a linguagem descritiva quando ele no texto fala: “Mas o bom negro e o bom branco dizem todos os dias deixa disso camarada me dá um cigarro”. (Oswald de Andrade).

Reinise dos Santos Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário