quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Resposta da questão 01 FONOLOGIA / FONÉTICA
10 a 14 de outubro
O texto base nos deixa claro que existe uma interdependência entre a fonética e a fonologia, pois ambas tem por objetivo descrever os elementos sonoros que correlacionado ou opostos, constituem o sistema fônico da língua. Entretanto, cada uma dessas ciências possui particularidade que diferem uma da outra. A fonoilogia por exemplo, estuda o comportamento dos fonemas numa língua, já a fonética, tem por objetivo estudar minunciosamente os sons da fala e as múltiplas realizações dos fonemas.
No primeiro texto (Arcaísmos Fonéticos)o que está em foco é a fonética, mais particularmente a fonética histórica, pois o texto fala das modificações que os fonemas sofrem através do tempo, em fases sucessivas.
Os fonemas são execultados pelo aparelho fonodor - conjunto de orgãos humanos que intervém no ato da fala. São de três tipos esses orgãos: respiratórios, fonadores ou glotais e articulatórios. Conhecer a fonética e fonologia é fazer um estudo minucioso sobre os sons da fala em suas múltiplas realizações.


Érica Rios

Um comentário:

  1. 2° QUESTÃO: Texto 02 "VÍCIO NA FALA".

    Em estudo a fonologia e a fonética percebe-se que ambas analisa os sons da lingua sendo que a fonologia estuda os elementos fónicos que especifica numa mesma língua uma comunicação verbal ou escrita de sentido variado, a diferença fónica no começo das palavras do português rato e gato, e a distinção de postura do acento no português, sabía, sabia e sabiá, tendo sua finalidade no sistema de comunicação linguística.
    Em quanto a fonética examina os elementos fonicos livre de sua função na comunicação. Ela descreve os sons da linguagem e analisa e estuda sons da voz humana.
    Por isso no texto "VÍCIO NA FALA" a discurção analisada é a pronúncia das palavras, tendo uma caracteristica particular da fonologia por permitir e reconheçer individualmente voz e pronuncia diferente. E em parte a fonetica descrevendo os sons da linguagem pois são duas disciplinas interdiciplinar.
    Sendo assim a mensagem do texto é que mesmo não avendo um português culto na ortografia das palavras, não impede a interpretação no sentido das palavras.

    postado por: LUIZA FERREIRA LEÃO

    ResponderExcluir