sábado, 23 de outubro de 2010

Resposta da 3ª questão

O caráter prescritivo segue uma linguagem de acordo as regras gramaticais ele adita e impõe essa forma “Única” e “Correta” de escrever e falar.

Enquanto o caráter descritivo valoriza a língua do povo, uma forma livre de acordo a vontade que cada um tem de falar, respeitando as diversas variações da nossa língua determinadas por vários fatores, principalmente da classe social. Já a gramática normativa defende a idéia de que devemos falar de acordo como escrevemos valorizando as normas culta padrão.

Entretanto Oswald de Andrade em seu texto “Pronominais” desperta essas analises prescritivas e descritiva como forma até preconceituosa, pais se a frase “De me um cigarro” é baseada na forma gramatical padrão destacando ai o mulato como um individuo todo certinho, por usar até então a forma “correta” de falar. Ensinada nas escolas, linguagem com caracteristicas de uma pessoa de classe social mais elevada, porem na frase “Me da um cigarro”, direcionada para o negro e o branco, deixa a impressão de que estes não tiveram acesso a escola e que seus conhecimentos e de uso exclusivo de pessoas que aprende de acordo ao meio que está inseridos usando uma linguagem vulgar, comparada as normas cultas da nossa gramática deixando evidente que estes fazem parte de uma classe social inferior.


Discente: Brunaldo Vitor da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário