domingo, 10 de outubro de 2010

Questão da 2ª semana - 10 a 14 de outubro

A fonética e a fonologia são duas ciências interdependentes e que lidam com o som produzido nas realizações de fala das línguas humanas. Considerando a língua portuguesa, observe os dois textos abaixo, escolha um e utilize de ilustração no texto que você deve escrever respondendo às seguintes proposições:
1º) Qual a diferença básica entre as duas ciências?
2º) Qual o foco da discussão promovida no texto analisado? Esse foco se refere a uma particularidade da fonética ou da fonologia? Por quê?
3º) Considerando as respostas da segunda questão, quais as implicações (a mensagem) que o texto quer divulgar sobre o aspecto discutido nele?
A proposta é escrever um texto, discutindo as três questões.

LEMBREM-SE: O texto deve transmitir uma mensagem lógica e coerente, sem que para isso recorramos a afirmações muito elaboradas, porém incompreendidas. Assim, sejam simples e objetivos em suas produções, fazendo com que os textos sejam concisos e não prolixos.

TEXTO 01:

Arcaísmos Fonéticos:
1) O moderno ditongo –ão era representado por –om: amarom, divisom, etc.
2) O hiato era freqüente, vindo posteriormente a sofre a crase ou alargamento: seer (hoje ser); poboo (hoje povo); creo (hoje creio); fea (hoje feia); etc.
3) O sufixo –vel apresentava as formas –vil ou –bil: terribil (=terrível); amávil ( = amável); etc.
4) Preserva-se a nasalização do –n- intervocálico, que depois viera a desaparecer: lũa (lua); ũa (uma); etc.

COUTINHO, I. de L. Gramática histórica. 4 ed. Rio de Janeiro: Livraria Acadêmica, 1958, p. 230
TEXTO 02:

VÍCIO NA FALA
Para dizer milho dizem mio
Para melhor dizem mió
Para pior pió
Para telhas dizem teia
Para telhado dizem teiado.
E vão construindo telhados

ANDRADE, Oswald de . O pensamento vivo de Oswald de Andrade. São Paulo: Martin Claret Editores, 1987, p. 89.

Bom trabalho!!!

7 comentários:

  1. Resposta da questão 2
    São duas ciências dentro de um mesmo plano de expressão, a fonética trata da substância da expressão, enquanto a fonologia trata da forma da expressão, ou seja, busca interpretar os resultados obtidos por meio da descrição (fonética) dos sons da fala, em função dos sistemas de sons das línguas e dos modelos teóricos disponíveis. Nem a fonética e a fonologia é mais importante do que a outra, cada uma tem uma função essencial em cada aspecto do nosso aparelho fonador. Ambas andam agrupadas em sua distinção.
    O texto se refere a uma particularidade da fonética, pois, estuda a linguagem, no entanto, isso depende de cada lugar. O mesmo chama atenção na linguagem do utilizada pelo falante, revelando o conflito social que se estende entre língua/fala.
    O autor expõe uma espécie de racismo linguístico que está representada pela diferença de línguas dentro de uma mesma língua. Para telhado dizem teiado.E vão construindo telhados.Ou seja, não é só a língua daqueles que possuem nível superior de letramento que faz a história,mas é nessa misturas de língua que o ser humano vai construindo seu modo próprio de ver e viver a linguagem humana.
    Para Clark e Holquist (1998, p.237) Se a língua não se portar enquanto, como compreender que os homens que dizem “teiado” possam construir os “telhados” nos quais nos obrigamos do frio, do sol, da chuva para ler nossos livros e escrever nossos textos?

    Referências:
    BAGNO,Marcos, Preconceito linguísto: O que é, como se faz.10ª Ed.São Paulo Loyola,
    2002.

    CALLOU, Dinah e LEITE, Yonne,Iniciação á Fonética e á Fonologia. 5. Ed. Rio de Janeiro, Zahar,1995.

    Discente: Vera Lucia Silva de Jesus

    ResponderExcluir
  2. TRABALHO (Chomsky)01
    Chomsky acredita que todo indivíduo já nasce com algumas propriedades da linguagem . Segundo ele , sentimos a necessidade da comunicação com o outro , isso é típico da espécie humana . As falas do autor evidenciam a existência de propriedades universais da linguagem , uma vez que tais propriedades são transmitidas geneticamente . Entetanto , podemos aperfeiçoar o nosso conhecimento linguístico através de estudos que diferem a língua natural de outras linguagem .
    Se podessimos resumir conhecimeto linguístico em uma única palavra , ela certamente seria DESEMPENHO , pois neste campo , a mesma , é a soma do conhecimento linguístico que o indivíduo possue desde a infância , com outos conhecimentos adquiridos ao longo da vida .

    Érica Rios

    ResponderExcluir
  3. 2ª QUESTÃO

    As duas áreas de conhecimento não se opõem, mas diferem na função essencial que cada uma tem no aparelho fonador. Enquanto, a fonética estuda os sons da fala independente, produzidos pela articulação dos órgãos fonadores, a fonologia trata dos sons da língua, as diferenças fônicas distintivas.
    Assim, o texto “Vício na fala” de Oswald de Andrade, foca-se na fonética ao discutir as diferenças que se dão na língua, usando a forma popular e culta de vocábulos da Língua Portuguesa no Brasil. Por meio de supressão dos verbos ele vai aos poucos aproximando esses dois registros da língua. Dessa forma, o autor aborda a competência da fala de um povo na sua variedade linguística,que por sua pronunciação sofre o preconceito linguístico, tão abordado no livro “A Língua de Eulália”, de Bagno.
    Portanto, o texto nos transmite as limitações fisiológicas impostas no aparelho fonador daqueles que, não tiveram desde sua infância o treino com outros tipos de pronuncias. E também, que as variedades da Língua Portuguesa são analisadas pela fonética quanto as suas transformações e que, como a Língua ela se move no tempo.


    Rosimeire Moura dos Santos

    ResponderExcluir
  4. Resposta da questão 2° semana.
    A diferencia entre as duas, é que a fonética explana a divulgação do som da língua do outro. E a fonologia ela n revela que os fanemos estão relacionados.
    A discussão do texto analisado é a linguagem e ela se refere a uma fonética. Por que os sons da fala são emitidos pela articulação dos órgãos fonadores de uma pessoa de forma individual e cultural no uso das palavras. Assim, percebemos que a nossa língua pode sofrer alterações nos fonemas geradas pelo vício da fala ou linguagem, este qual modifica a forma da pronuncia das unidades sônicas, como, por exemplo, as palavras: milho-mio, melhor-mió, telhado-teiado, entre outras.

    Evaneide Carneiro de Oliveira.

    ResponderExcluir
  5. Resposta da questão da 2° semana.
    Ao analisar as duas ciências percebe-se que são elementos de estrema importância para a vida de todos os falantes, da língua portuguesa. Segundo Rocha (1992 p. 14).
    “Estes dois ramos da ciências lingüística não se apõem: antes se coordenam o apoio numa boa descrição. Fonética é possível depender-se, com segurança o quadro dos fonemas de uma língua”. Em relação entre as diferenciação é que se combinam, só que a fonética considerar a sua função sendo essencial os sons independente na comunicação, distinguindo a transmissão da mensagem. Em quanto a fonologia é uma função que estuda as diferenças fonéticas os fones relacionados, as diferencias de significado, cabe a cada pronuncia diferente.
    A descrição do texto 2 analisado refere-se a ciências fonética com o estudo da fonação ela dita que cada som da fala que se depende do fonema, e o estudo do sons produzidos, dos órgãos do aparelho fundador (língua lábios), basicamente se adota a fonética que se baseia na produção que transmite os sons da fala. A mensagem do texto transmite um encontro de signos e pronuncia diferentes com a competência lingüística a percepção dos sons da fala humana, cuja a única função esteja apenas relacionado com a fala.
    Assim percebemos que a nossa língua podem sofrer alterações nos fonemas gerado pelo vício da fala, a qual se modifica a forma da pronuncia. Como por exemplo as palavras: milho-mio, melhor-mió, telhado-teiado, entre outras. Portanto estes sons diferentes são através doa quais um fonema que se realiza.

    Débora Cunha Souza

    ResponderExcluir
  6. Resposta da questão da 2° semana.
    A fonética e a fonologia são duas ciências interdependentes que se referem ao som que é produzido na boca com a participação da língua e do aparelho fonador. Para produzíamos qualquer som de qualquer língua fazemos uso especifico do aparelho fonador.
    A diferença entre as duas ciências é que a fonética estuda o som individual da fala em todas as línguas no ponto de vista fonético cada som olhado independente são chamados de fone e a fonologia estuda o som da língua. Ela não quer saber de som sozinho ela não quer formar um par mínimo, pois tem uma função de distinguir e formar novos vocábulos com sentidos diferentes.
    Ex: (F) aca (V) aca
    O foco discutido no texto 2 é o vicio da fala ou seja, as variedades lingüísticas, esse foco se refere a fonética. Pois relata que alguns indivíduos devido a dificuldade de articular do aparelho fonador para produzir o som falam mio no quando é milho, teia para telha e etc.
    Portanto o texto 2 reflete a questão das variedades lingüísticas das falas de alguns indivíduos que devido o meio social em que convivem, falta de escola e até mesmo de acordo com sua região que está mais voltada para o interior das cidades tem esta dificuldade de pronuncia, não conseguem articular tais palavras como, milho, telha, melhor, pois o seu aparelho fonador já se adapta a pronunciar, mio, teia e meio.

    Eurides Souza Carneiro.

    ResponderExcluir
  7. Se da a diferenciação porque fazem estudos de sons diferentes uma foca na língua a outra na fala,procurando apontar o jeito que alguns individuos falam,então sendo assim é uma propriedade da fonética, então o texto está procurando divulgar o vício de linguagem existente nas pessoas e isso é comum em pessoas com pouca escolaridade. Resposta da segunda Questão Jiomarques Moreira Barbosa

    ResponderExcluir