sábado, 23 de outubro de 2010

O caráter prescritivo da Gramática Tradicional e o contraponto da Linguistica Histórica

A gramática Tradicional da Língua Portuguesa apresenta normas e regras para o uso da Língua que raramente condizem com a linguagem utilizada pelos falantes. No caso do Português falado no Brasil o distanciamento da linguagem utilizada daquela prescrita na Gramática Normativa é ainda maior, uma vez que tais regras são baseadas no Português falado em Portugal. Assim, os falantes brasileiros precisam aprender regras que pouco tem a ver com a sua realidade Linguistica, o que os confere o estigma de usar mal a própria Língua, como afirma BAGNO (1999) em seu livro Preconceito Linguitico. Desta forma, a Gramática normativa é rigidamente prescritiva, pois elabora normas que devem ser seguidas, sem ao menos levar em consideração as realidades lingüísticas.

A Linguistica Histórica, ao contrário da Gramática normativa,não estabelece normas a ser seguidas, mas descreve a utilização da Linguagem de uma determinada comunidade linguisitca, em vários momentos da História, apresentando os falares e usos mais frequentes em cada época e sua implicação nos fatos Históricos de cada comunidade lingüística, e, desta forma esclarece algumas normas e regras apresentadas nas Gramáticas Normativas, uma vez que muitas delas são decorrentes de usos mais arcaicos da linguagem.

O texto Pronominais de Oswald de Andrade descreve a linguagem utilizada no Português falado no Brasil. No último verso,Oswald descreve a fala cotidiana da massa dos brasileiros, no que diz respeito à colocação pronominal, exemplificando que o brasileiro diz : Me dá um cigarro, ao invés de utilizar a norma prescrita na Gramática Tradicional: Dê-me um cigarro. Oswald é claro em sua crítica ,quando afirma que o primeiro exemplo é falado pelo bom negro e o bom branco da nação brasileira,ou seja, a massa da população, enquanto a segunda forma é usada apenas por quem tem acesso e conhecimento às normas gramaticais, o professor e o aluno. No dia-a-dia, usa-se uma variação da linguagem que não é coerente com a Gramática Normativa e que, à Linguistica Histórica interessa como descrição dos falares num determinado contexto histórico do Português usado no Brasil.

Alódia Agda de Oliveira
Turma de Letras

Nenhum comentário:

Postar um comentário