sexta-feira, 22 de outubro de 2010

FACE - Linguística: Resposta da Terceira Semana

A relação que se estabelece entre o caráter prescritivo da linguagem e a gramática tradicional, é o relevante fato de que ambos procuram descrever a língua dentro dos padrões gramáticas. Valorizam principalmente a forma de se expressar dos seus falantes que obrigatoriamente deve se implicar em uma linguagem rica e culta do ponto de vista normativo.
Por outro lado, a Linguística histórica, com sua visão descritiva, estabelece um contraponto ao caráter prescritivo da gramática tradicional, mostrando que as mudanças linguísticas têm sua origem na fala popular e, que muitas vezes o "errado" de uma época pode passar a ser o correto de uma época posterior. E o fato de que essas formas consideradas "erradas" são usadas frequentemente até mesmo pelas pessoas cultas, como nos mostram os exemplos a seguir:
Fui no banco.
Ela foi na quitanda.
O que se pode perceber neste contraponto que se instala entre a Linguística histórica e o caráter prescritivo da gramática tradicional, é que, a Linguística histórica descritiva estuda com profundidade os falares de uma época, ou de um determinada região, ao passo que a gramática tradicional visa empregar corretamente a língua tanto na forma escrita, quanta na forma oral.
A proposta de Oswaldo de Andrade em seu texto "Pronominais" vem justamente chamar à atenção para as diferenças existentes entre os caráters prescritivo e o descritivo da linguagem, uma vez que, o caráter prescritivo obedece aos padrões de um língua, de acordo com a gramática normativa, enquanto que, o caráter descritivo utiliza-se de uma linguagem não tanto formal. Nos versos "dê - me um cigarro e "me dá um cigarro" Oswaldo de Andrade consegue mostrar com muita propriedade a controvérsia entre o caráter prescritivo e o descritivo da linguagem que se estabelece dependendo do nível de escolaridade e da capacidade de articulação dos sons dos falantes de Língua Portuguesa.

Por: Reginaldo Oliveira Coosta

Nenhum comentário:

Postar um comentário