sábado, 23 de outubro de 2010

FACE - Linguística: QUESTÃO PARA A TERCEIRA SEMANA

Resposta da Terceira Questão


À luz de PETTER (2002), observa-se que a gramática prescritiva e descritiva são interdependentes, isto é fazem relação uma com a outra no que se refere as normas gramaticais que determina o que é apropriado ao uso da língua, no entanto a gramática prescritiva não apresenta variações lingüísticas pois considera-se como única e verdadeira, uma linguagem fictícia, elegendo-a como padrão; como um conjunto de regras que devem ser seguidas. Já a descritiva procura tornar conhecidas as regras de fato utilizadas pelos falantes, ela descreve as variedades lingüísticas, explicando as regras que os falantes seguem e não as que são seguidas na gramática prescritiva, sendo ela um conjunto de regras que são seguidas.
No entanto a Lingüística Histórica tem uma visão descritiva e comparativa, identificando as várias mudanças que levam cada uma das línguas antepassadas a dividirem-se em línguas filhas diferentes; isso comprova a afirmação de que toda língua falada no mundo está em constante mudança.
O texto de Oswald de Andrade “Pronominais” tem características descritivas e prescritivas, pois defende a idéia de uma linguagem coloquial como exemplo na frase “ Me dá um cigarro” valorizando e aceitando os falares populares; na frase “ Dâ- me um cigarro tem o mesmo contexto , porém seguindo a gramática prescritiva. Por fim as gramáticas devem acompanhar suas evoluções.


FACE: Faculdade de Ciências Educacionais
Curso: Língua Portuguesa
Professora Sandra Dias
Graduada: Maria Kátia Carvalho de Almeida

2 comentários:

  1. Resposta da terceira questão

    A relação entre o caráter prescritivo da linguagem e a Gramática Tradicional é que ambas analisam a ciência lingüística e são de origem normativa, preocupam-se muito com o registro de uma norma lingüística padrão. Elas estabelecem, ditam (prescrevem) o uso “certo” da língua, tendo como objetivo ensinar a falar e escrever corretamente.
    A par destas, é que existem as chamadas gramáticas descritivas que é considerada como a Lingüística histórica; “mostram que as mudanças lingüísticas freqüentemente têm sua origem na fala popular: muitas vezes o errado de uma época passa a ser consagrado como forma correta da época seguinte”, fazendo assim o oposto da normativa. Ela faz a descrição de como a língua é usada por seus falantes e tendo como objetivo não apontar erros, mais sim identificar as formas de expressar e verificar quando e por quem são produzidas.
    Baseado nesses fatos, Oswald de Andrade em seu texto “Pronominais” aborda o caráter prescritivo e descritivo. No primeiro verso ele segue rigorosamente as regras da gramática normativa; já no último verso ele faz o contrario,refere-se à Gramática histórica descritiva valorizando a linguagem do dia-a-dia que todo mundo fala,mostrando a diferença entre a linguagem formal e coloquial.
    Portanto as regras da Gramática Tradicional não prestigiam os diferentes usos da língua divulgando falsos conceitos sobre a linguagem.


    Aluna: Marileide oliveira Silva



    Referências:
    PETTER, Margarida (2002) Linguagem, Língua, Linguística. In. J.L. Forin (org), Introdução a linguistica. Objetivos teóricos. São Paulo: Contexto

    ResponderExcluir
  2. RESPOSTA DA TERCEIRA QUESTÃO

    A relação que se estabelece entre o caráter prescritivo da linguagem e a Gramática Tradicional, é que ambas analisam a língua do ponto de vista normativo, ou seja, a língua escrita deve ser modelo para a língua falada, não aceitam mais de uma forma correta, desvalorizando assim, as linguagens coloquiais.
    Assim sendo, a Lingüística Histórica surge com uma visão oposta da Gramática Tradicional, ao estudar com profundidade as mudanças da linguagem, afirma que tais transformações dão-se muitas vezes por sua origem na fala popular, dessa forma, o que é considerado errado em uma época, pode ser correta em outra época seguinte e o que acontece com o português contemporâneo é que essas cultas falam frequentemente frases consideradas “erradas” ao português padrão.
    Assim, Oswald de Andrade em seu texto “Pronominais”, enfatiza o caráter prescritivo no verso “ Dê-me um cigarro “, ou seja, segue rigorosamente a gramática normativa que ensina falar e escrever corretamente, já no segundo verso “Me dá um cigarro “utiliza-se de uma linguagem popular pra mostrar o quanto ela também é compreendida independente de regras expondo assim o caráter descritivo.
    Contudo que foi mencionado as regras da Gramática Tradicional não prestigiam as linguagem coloquiais, embora saibamos que todas as línguas naturais possuem os recursos necessários para a comunicação entre seus falantes.

    Cleideane Cunha Moreira

    Referências:
    PETTER, Margarida (2002) Linguagem, Língua, Linguística. In. J.L. Forin (org), Introdução a linguistica. Objetivos teóricos. São Paulo: Contexto

    ResponderExcluir